quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Guerra da Coreia


Mapa dos duas Coreias
Em 17 de dezembro desse ano morreu o então líder do governo norte-coreano, Kim Jong-il. Governou sob ditadura desde a morte de seu pai e terá seu filho como sucessor. A região é marcada pelo confronto entre a Coreia do Norte e a do Sul, que teve início com a chamada Guerra da Coreia.
Este confronto “fratricida” começou pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial e deve ser entendido no contexto da Guerra Fria. Estamos falando da longa disputa por áreas de influência entre EUA e URSS que se estendeu até a década de 90. O temor norte-americano de uma expansão do comunismo levou este país a intervir em diversas regiões do mundo onde os comunistas tinham adeptos.
Durante a Segunda Guerra, a Coreia foi invadida pelo Japão, com a resistência local de uma guerrilha armada. Após o conflito, em 6 de setembro de 1945, foi proclamada a República Popular da Coreia, com um governo assumidamente comunista, sob o comando de Kim Il Sung, pai do ditador recentemente morto.
Kim Jong Il
Dois dias depois, os EUA responderam, atacando o sul do país e colocando Syngmann Rhee, de forma ditatorial, no poder da região. Dividiam-se assim, as duas Coreias, delimitadas pelo paralelo 38.
A partir de 1950, o governo sul-coreano, apoiado pelos americanos, passou a realizar provocações à Coreia do Norte, como algumas incursões militares, que rebateu, atacando o sul em 25 de junho do mesmo ano. O Conselho de Segurança da ONU decidiu aceitar que os EUA enviassem tropas, em nome da própria ONU, para conter a invasão sofrida pela Coreia do Sul.
Em pouco tempo, os norte-coreanos foram obrigados a recuar. Porém, no início de outubro do mesmo ano, o general Mac Arthur, comandante das forças da ONU, ordenou o avanço rumo à Coreia do Norte. As tropas chegaram até Pyongyang, a capital norte-coreana e se preparavam para passar da fronteira com a China. Recordando que nesse período a China também era comunista. O comunismo, mais do que a própria URSS, era visto como um perigo aos olhos dos EUA.
Os chineses, então, se viram obrigados a forçar os americanos a recuar. Na volta ao sul, os americanos iam destruindo o que encontravam, jogando napalm, uma arma química. As duas Coreias foram praticamente destruídas. O conflito só foi terminar em 1953, com a assinatura de um cessar-fogo e com o afastamento do general Mac Arthur por parte do presidente americano, Harry Truman.
Como saldo da guerra, morreram entre 3 e 4 milhões de coreanos e cerca de 50 mil americanos. Tanto a Coreia do Norte como a Coreia do Sul acabaram tendo regimes ditatoriais. O norte socialista, comandado por Kim Il Sung e o sul capitalista, sob o poder de Syngmann Rhee.
A Guerra da Coreia ainda foi importância para despertar para o mundo a força da China. Quando esta interveio no norte, causou um certo temor aos EUA. Os chineses reapareciam como potência após a Segunda Guerra Mundial, entrando também no contexto da Guerra Fria.
Bibliografia:
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
VICENTINI, Paulo. Da Guerra Fria à Crise (1945-1990). Porto Alegre, Editora da Universidade, 1990.

Nenhum comentário: